quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Palestra de Cláudio Luciano

Minha gente, ainda no final do ano passado, assisti uma palestra maravilhosa do Claúdio Luciano Dusik. Já conhecia o Claudinho, como ele é conhecido, da Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Brasília.
Confesso que vi-o lá em Brasília com o seu jeito frágil e pensei que ele sequer falava. Só dei um oi ao Claudinho. No meu preconceito, achei que a delegada da conferência era a mãe dele. Vi-o, literalmente, como um inválido. Imbecilidade minha, né? Ainda tenho que melhorar muito nesse aspecto.
Eu e a Patricia fomos convidados para uma palestra dele na Procergs e aí descobri a incrível história de vida do Claudinho. Ele tem uma doença rara conhecida como atrofia muscular espinhal e tinha uma expectativa de vida de apenas sete anos. Felizmente, a família dele encarou essa situação da maneira mais positiva possível e o Claudinho superou essa expectativa de vida. Hoje, ele tem mestrado em educação e mais um monte de especializações. Fiquei com inveja dessa garra.
Mas não contarei muito a história dele. Vou deixar que ele mesmo faça isso. O vídeo da palestra foi disponibilizado no youtube. São três partes e os links estão aqui disponíveis para vocês. Só direi uma coisa: eu e a Patricia nos emocionamos.
Os links são esses (é só copiar e colar): http://www.youtube.com/watch?v=XRCDYBZ2T0w, http://www.youtube.com/watch?v=JcNID6-p8U0, http://www.youtube.com/watch?v=GX9VxrlkKjU . A palestra é longa mas vale muito a pena.
Agradeço ao meu amigo Giba e a Procergs por ter nos proporcionado esses momentos maravilhosos. E eu virei fã do Claudio.
 

8 comentários: