terça-feira, 8 de abril de 2014

Mais um artigo do Portinho sobre o Beira Rio

Meu Povo, recebi este belo texto do Luiz Portinho na sexta-feira mas só abri hoje. Por isso, ele está desatualizado com relação ao fato (a re-re-re-reinauguração do Beira Rio já aconteceu) mas vale a pena ler pela reflexão que o Portinho faz. 

                                        
       Torcida Colorada - lute por uma sociedade mais inclusiva!


Depois de mais de 1 ano de infindáveis negociações a diretoria do Internacional não cumpriu com suas obrigações e promessas e o Estádio Beira Rio terá uma festa inauguração PARA ALGUNS COLORADOS.

Mais uma vez uma parte da sociedade fica fora da festa; nesse caso NÓS pessoas com deficiência.

Giovani Luiggi e sua direção, de forma repudiável, não cumpriu as obrigações assumidas perante o Ministério Público através do TAC da Acessibilidade. Foi isso que nosso representante constatou em visita ao Estádio na última 6a feira.

A maravilhosa festa de inauguração que acontecerá no próximo final de semana será destinada apenas a ALGUNS COLORADOS (para ser claro, aqueles Colorados que não possuem algum tipo de deficiência). Os Colorados PCDs (que compraram ingressos p PNE - nem o termo adequado a direção do Internacional consegue utilizar); aos Colorados PCDs será destinado um lugar no reservado construído no nível 1 - área de exclusão, não por outro motivo denominado de "Chiquerinho dos Aleijados" (tomara que não chova!).

Mas sejamos realistas, a direção do Internacional apenas repercutirá, na festa de inauguração do Beira Rio, aquilo que nossos homens públicos e, sejamos também honestos, a maioria de nossa sociedade pensa e faz em relação às pessoas com deficiência (PCDs).

Em 2014 continuamos excluídos!

* Nas Escolas os alunos PCDs continuam a aprender com seus "mestres" que não podem realizar esta ou aquela atividades e que não podem frequentar esta ou aquela dependência dos colégios. Iniciamos a vida aprendendo a ser incapazes e a respeitar o direito de a sociedade nos excluir;

* Excluídos nos aeroportos, rodoviárias e estações; algumas com lindas arquiteturas, mas sem acessibilidade e sem veículos acessíveis. Direito de ir e vir para pessoas com deficiência é direito de ir e vir, caso alguém se disponha a a ajudar;

* Excluídos em bares e restaurantes que quando possuem acesso na entrada não oferecem cardápios em braile ou uma porta com largura suficiente para passar uma cadeira de rodas. E a Prefeitura liberando alvarás e fazendo seu trabalho em prol da exclusão;

* Excluídos por indivíduos caras de pau e sem vergonha que insistem em estacionar nas vagas reservadas "por um minutinho", para satisfazer seus egos e suas necessidades que, claro, estão acima dos direitos alheios;

* Excluídos em Ginásios e Praças esportivas que não possuem projetos de paradesporto e que não liberam espaços e horários para aqueles projetos realizados para pessoas com deficiência;

* Excluídos por empresários que, ainda hoje, contratam PCDs para preencher as cotas obrigatórias estipuladas pela Lei 8213 e as mandam ficar em casa; por preconceito e para que não precise adequar sua empresa às necessidades de uma sociedade repleta de diversidades;

* Excluídos em todos os atos corriqueiros da vida diária como ir a um agência bancária, tomar um ônibus para ir ao trabalho, estudar ou mesmo ir Ministério Público ou à Justiça, para reclamar do descumprimento de seus direitos.

A sociedade insiste em nos fazer sentir culpados por sermos pessoas com deficiência; como insiste em fazer negros se sentirem culpados por serem negros e velhos se sentirem culpados por envelhecer.

Você que não conhece essa realidade ou que não concorda com o tom empregado nesta missiva; bem vindo à sociedade da exclusão em que você vive!

A atual direção do Internacional, como dissemos, repercute no Estádio Beira Rio a visão preconceituosa e as práticas de exclusão que nossa sociedade, diariamente, exerce com relação às pessoas com deficiência.

Por isso hoje, nesta data festiva, queremos parabenizar o Internacional, a Instituição e sua Torcida, pelos 105 anos de existência.

Dirigentes medíocres/preconceituosos/incompetentes jamais diminuirão o tamanho de grandes instituições e as tradições de sua torcida.

Torcida Colorada lute por uma sociedade mais inclusiva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário