sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Morte de Nico Nicolaiewsky

Minha gente, hoje de manhã, morreu o ator e músico gaúcho Nico Nicolaiewsky. Evidentemente, muitos que acompanham não saberão quem é. Famoso no Rio Grande do Sul pelo personagem maestro Pletskaya do espetáculo Tangos & Tragédias, em cartaz desde 1984, Nico foi internado no começo de janeiro. A atual temporada do espetáculo, que ocorreria no Theatro São Pedro, foi cancelada devido ao tratamento do ator, que morreu de leucemia.
Nascido em Porto Alegre, no dia 9 de junho de 1957, Nico Nicolaiewsky criou a comédia musical Tangos & Tragédias há 30 anos junto com o ator Hique Gomez. Na peça, a dupla interpretava artistas vindos de um país imaginário, chamado Sbórnia. Para quem quer ter uma ideia de como era o espetáculo, ali embaixo tem o vídeo. É só clicar e curtir.
Confesso que, na única vez em que vi o espetáculo, não achei muita graça mas faço essa homenagem porque, naquela noite, eles tiveram a preocupação de fazer uma apresentação com audiodescrição, possibilitando às pessoas com deficiência visual ter uma ideia melhor do que estava acontecendo no palco. Achei legal que a apresentação começava dentro do Theatro São Pedro e terminava fora dele. Uma cena que me marcou foi quando uma deficiente visual, a minha amiga Eliane Santiago, pediu para tocar no cabelo de Hique Gomez, no que foi prontamente atendida.
Por ter contribuído com a inclusão das pessoas com deficiência, Nico Nicolaiewsky merece essa minha simples homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário