sábado, 28 de dezembro de 2013

Artigo do Jorge Amaro sobre o ano de 2013

Minha gente, quando eu pensei que o texto anterior seria o último de 2013, o Jorge Amaro me mandou um artigo que consegui publicar no dia 28 de dezembro no Correio do Povo. Para quem não pode lê-lo no Correio, aí está:

Um ano de conquistasEste ano foi muito importante para as pessoas com deficiência no Brasil. O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) cumpriu seu papel como espaço de controle social na defesa dos direitos desse público. Logo em abril, elaborou seu planejamento estratégico, definindo objetivos, metas e responsabilidades. Ao longo do ano, foram realizadas cinco reuniões ordinárias, totalizando 16 temas debatidos, sendo que três destas reuniões foram transmitidas ao vivo pela Internet. Uma delas ocorreu de forma descentralizada na cidade do Rio de Janeiro. Os temas prioritários debatidos foram transporte, empregabilidade, aposentadoria especial, certificação de entidades, o plano Viver sem Limite, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, a Rede
de Cuidados da Saúde e turismo.


Além das reuniões, aconteceu uma oficina sobre o estatuto que gerou a produção de 64 sugestões ao documento, bem como reuniões e encontros com deputados federais e estaduais para tratar do tema. Para garantir uma aproximação do Conselho com instâncias municipais e estaduais, ocorreram dois encontros regionais no Sul e no Nordeste, que geraram cartas com proposições que têm como elemento central o fortalecimento do controle social. Conselheiros participaram de debates nas áreas do autismo e de mulheres com deficiência, buscando assim fomentar novos desafios frente à temática. O Conade foi entidade parte do processo do Fórum Mundial de Direitos Humanos, sendo representante do comitê organizador. Ao longo do evento, organizou o simpósio Controle Social e Direitos da Pessoa com Deficiência, teve um estande interativo, dialogou com os participantes e ainda lançou de forma inédita os anais da 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

As atividades ao longo do ano envolveram os Conselhos de todos os Estados e mais de cem Conselhos municipais, o que gerou uma participação de mais de 500 pessoas. Para 2014, já temos uma agenda organizada, com datas estabelecidas e grandes desafios. O principal deles é comemorar os 15 anos do Conade como espaço legítimo de participação social e do pleno exercício do lema “Nada sobre nós sem nós”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário