quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Quem é Raul Cohen?

Muitos não sabem mas Porto Alegre tem a sua Secretaria de Acessibilidade e Inclusão Social desde 2005. O primeiro secretário foi Tarcízio Cardoso. Ele tem paralisia cerebral e fez um trabalho bem interessante quando começou a discutir o Plano Diretor de Acessibilidade do município, o primeiro no país (http://pt.scribd.com/doc/87046907/Republicacao-Plano-Diretor-de-Acessibilidade).
Depois acredito que o atual prefeito José Fortunati quis dar um peso mais político á pasta e colocou Paulo Brum como secretário. Brum é cadeirante e já foi vereador e deputado estadual. Com ele, o Plano Diretor foi aprovado e sancionado.
Paulo Brum foi candidato a vereador e portanto se afastou da pasta. No lugar dele, entrou Aracy Ledo, que não é deficiente mas é muito envolvida na área das PcDs. Tanto que, antes de assumir a secretaria, ela era presidente da Fenapaes, Federação Nacional das Apaes.
Aí é que entra a minha reclamação e o porquê de eu estar fazendo este texto. Fortunati foi reeleito e descobri, outro dia, que o novo secretário municipal de acessibilidade e inclusão social é Raul Cohen. Confesso que não conheço este senhor e, portanto, fui buscar informações a respeito dele. As mais claras vieram do próprio site da prefeitura. Lá vai: "Raul Fernando Cohen é vice-presidente da ONG Brasil Sem Grades, organização que tem como missão despertar a consciência da população brasileira através do desenvolvimento social e de ações voltadas para o combate às causas da criminalidade. Formado em Direito e Administração de Empresas, é vice-presidente da Federasul, empresário e consultor da área de eventos. Foi diretor da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) e membro do Conselho Diretor da Confederação Latino Americana de Empresas de Eventos (Cocal). Fundador e Vice-Presidente do Conselho Curador da Fundação Porto Alegre Congressos e Eventos Porto Alegre Convention & Visitors Bureau. É Coordenador da Divisão Temática de Segurança Pública da Agenda 2020, movimento que organiza propostas de interesse da sociedade gaúcha".
A pergunta é: que trabalho este senhor fez em prol das pessoas com deficiência? Quando ele trabalhou com este público? Como você mesmo pode ver no currículo dele, não há nenhum trabalho do futuro secretário em relação ao nosso público. Nós, pessoas com deficiência temos um lema ("Nada sobre nós sem nós") e esta frase não é a toa. Temos nossas especifidades e sabemos, melhor do que ninguém, das nossas dificuldades. Por isso, queremos o nosso espaço na sociedade, inclusive na esfera política.
A verdade é que Fortunati, em nome da governança, quis acomodar o PP no seu secretariado (Cohen é do PP e fez pouco mais de mil votos na última eleição e ficou na suplência de vereadores). Enquanto isso, no próprio PDT, temos um vereador que tem amputação num dos braços, Luciano Marcantônio, e que assumirá a secretaria de Direitos Humanos. Não consigo entender. Uma pena é que as pessoas com deficiência de Porto Alegre serão cobaias dessa experiência.   

27 comentários:

  1. Concordo Gustavo, em gênero número e grau.. Vamos colocar a boca no mundo não podem passar por cima de nos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Liza. Temos que nos mobilizar para que o estrago não seja tão grande.

      Excluir
  2. Muito boa a sua reflexão Gustavo. Já não é mais possível que pessoas ocupem cargos desta importância sem ter experiencia nenhuma na área, "boa vontade" não é o bastante, como tu eu não conhecia este cidadão e já estou 20 anos nesta área. O segmento das pessoas com deficiência não só merecem , mas é preciso que sejam respeitados, é legal (há legislação para isso). Um número expressivo da população precisam de acessibilidade responsável e não jeitinho ou "achometros". Sou parceira nesta luta, a política esta a serviço dos cidadãos e não o contrário. Abraço. Angela Guedes

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Excelente ponderação,estou junto no que precisar! Luciane Lubianca.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Conheço o Senhor Raul Cohen e sei que ele pode fazer muito em prol das pessoas com deficiência. É batalhador e responsável. O que conta não é a experiência anterior ou de vida, mas a boa vontade para fazer o bem. Deem a ele um voto de confiança.
    Regina, voluntária da ONG Brasil Sem Grades.

    ResponderExcluir
  7. Regina, a experiência num trabalho em prol de um público tão específico numa cidade tão grande, na minha opinião, conta sim. Mas tomara que você esteja certa e eu errado.

    ResponderExcluir
  8. Este meu comentário, co certeza, vai ser removido , porque eu digo que este b osta do raul fernando cohen é um baita de otário, ridículo,
    Um grande imbecil, que apesar de gordo, vai morrer seco, esse filho da puta.
    qui quem fala é um ex-funcionário dele, que não quero me identificar, porque esse filho daputa anda sempre armado. Tem sempre um 38 .
    Se fosse boa gente não precisaria andar armado.
    Digo de boca cheia: É um grande filho-da-puta,"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comentário não será removido, anônimo. O blog é democrático. Só não precisava usar palavrões.

      Excluir
    2. CONCORDO...MAS QUE ELE TEM RAZÃO ELE TEM..CLARO NÃO JUSTIFICA OS PALAVRÕES..

      Excluir
  9. Então, senhor Raul Fernando Cohen, que nunca respeitou ninguém, nem a sua esposa Maria Regina, e xingava ela na frente de todos... Então seu Grande Bosta! Grande Filho da Puta !!!! Quero ver tu, seu grande merda, me agredir de novo, seu otário, filho-da-puta. Continuas andando armado, com um revólver calibre 38, como sempre andou? Seu respeito e sua dignidade estão fundamentadas na arma que tu carrega, seu filho-da-puta? Quero, e vou te ver, quebrado. Entrevado. Filho-da-puta. Raul Fernando Cohen, secretário municipal de acessibilidade, dono da Criscel, pai de Cristiane e Marcelo, só ara não deixar dúvidas. Um grande filho-da-puta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei quem você pensa que é para falar assim de um homem que fez e ainda faz ótimas mudanças na sociedade de pessoas com deficiência. O Sr. Raul Cohen fez muito mais coisas do que qualquer outro secretário já tenha feito, não era porque ele tinha todos os membros do corpo, ou toda capacidade cerebral que ele não teria competência para fazer o trabalho bem feito. A acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, nunca foi tão bem representada quanto foi com o secretário Raul Fernando Cohen. Não sou de partidos nem nada, não torço por nenhum lado nem outro, mas é visível, e todos os deficientes que passaram na secretaria de acessibilidade, chamada SMACIS, foram ajudados de alguma forma.

      Excluir
    2. sabemos sim do que este homem é capaz de fazer...ele é do mal...só pensava em se promover, por meio de eventos naquela SMACIS, que projetos criou? Ele trata muito mal as pessoas e é um ser abominável...tem nojo das pessoas com deficiência, aperta a mão delas..depois faz cara de nojo e passa álcool gel e vai lavar as mãos como se fosse pegar a deficiência..EU O CONHEÇO MUITO BEM E JAMIS VI UM GESTOR PÚBLICO TÃO DO MAL, TÃO ARROGANTE, SOBERBO, TÃO IGNORANTE E BESTUNTA QUANTO O RAUL COHEN...SE NÃO FOSSE A EQUIPE GUERREIRA DAQUELA SECRETÁRIA TUDO TINHA CAÍDO POR TERRA..NÃO FAÇO PARTE DA POLITICA NÃO DEPENDO DE CARGO...MAS POSSO DIZER COM MUITA CONVICÇÃO EM QUEM NÃO VOTAR...NÃO VOTE EM RAUL COHEN

      Excluir
  10. RAUL FERNANDO COHEN ´GRANDE FILHO DA PUTA !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO APROVO ESTES PALAVÕES, MAS ISTO AI QUE O ESTA CHAMANDO É NADA PERTO DO MAL CARÁTER QUE ELE É

      Excluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Esse otário sempre foi um filho da puta. Não sei porque todas essas manifestações. Esse gordo imbecil não vale o que caga, muito menos o que come. Além disso é metido a macho, mas se fosse macho a mulher dele não estaria... bom.. deixa a mulher dele trepar com quem ela bem entendender. Lógico que ela não tem tesão nenhum por este gordo nojento ensebado na cabeça. Obs.: Ele anda com uns sobrinhos, mas a esposa gosta é de homens... isso vai dar merda !!

    ResponderExcluir
  16. A pessoa mais falsa e salafrária....usa a máquina pública para se dar bem. Esperem pra ver o que ele vai aprontar no Governo....aguardem!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Nao vejo o que um senhor te 63 anos, idoso possa vir a violentar ou fazer mal a alguem. Com certeza voce nao esta passando por uma fase feliz na sua vida, e suas atitutes e vocabulario nao deixam duvidas de o porque. Eu conheci o Sr. Raul no litoral e ele e um homem como poucos. Serio. de carater. E tenho certeza que esta fazendo um trabalho digno. Mas este anonimo deveria estar na sala de aula e de castigo.

    ResponderExcluir
  18. De anônino para anônimo, muito obrigado vou votar nele sim, obrigado por definir meu voto, primeiramente ele precisa acabar com pessoas como você que não possui educação.

    ResponderExcluir