domingo, 19 de agosto de 2012

Artigo meu no Correio do Povo

Depois de um bom tempo sem escrever para o Correio do Povo, consegui publicar um artigo hoje sobre a 2ª Semana da Valorização da Pessoa com Deficiência e a 3ª Passeata do Movimento SuperAção em Porto Alegre. Aí está o texto:


Por um Rio Grande mais inclusivo

As pessoas com deficiência, durante muito tempo, estiveram à margem da sociedade. Não nos valorizavam porque duvidavam das nossas possibilidades. Pensavam que tínhamos mais limites do que realmente temos.

Existem muitas situações, hoje em dia, em que mostramos o nosso valor: no trabalho; na escola e universidade ou na mídia, por exemplo. Temos também outras ações estratégicas que buscam mudar essa cultura do coitadismo a que ainda está submetida a pessoa com deficiência (PcD).

No ano passado, tivemos, aqui no Rio Grande do Sul, uma dessas ações, que foi a 1 Semana da Valorização da PcD. Foram 54 atividades espalhadas por 17 cidades. As mais importantes foram os lançamentos dos planos RS Sem Limite, pelo governo estadual, e do Plano Diretor de Acessibilidade de Porto Alegre. Este projeto, aprovado por unanimidade pelos vereadores da Capital e sancionado pela prefeitura, é o primeiro do país. Além disso, foi realizado o primeiro desfile de moda inclusiva no Estado. Tivemos uma intensa participação dos gaúchos e uma ampla cobertura da imprensa.

O resultado foi tão positivo que resolvemos repetir a experiência. Junto com a 2 Semana da Valorização da PcD, que acontecerá de 21 a 28 de agosto, teremos a 17 Semana Estadual da PcD. O número de atividades praticamente dobrou: chegamos a 99. Mais seis cidades aderiram ao movimento, totalizando 23. Para quem quiser conferir a programação completa, acesse www.portaldacessibilidade.rs.gov.br e clique no primeiro banner à esquerda. Todos os eventos são gratuitos.

O ponto alto dessa festa inclusiva será em Porto Alegre, com a 3 Passeata do Movimento SuperAção. A caminhada acontecerá no domingo, dia 26, perto do espelho d''água do Parque da Redenção. A concentração será a partir das 12h30min, e a passeata sairá às 14h. Depois, a bateria da escola de samba Estado Maior da Restinga fará uma apresentação. Contamos com a presença de todos.

Temos a certeza de que a 2 Semana da Valorização da PcD será um sucesso ainda maior e que, a partir dela, a sociedade gaúcha incluirá, respeitará e valorizará cada vez mais as pessoas com deficiência que moram no Estado.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário