sexta-feira, 29 de junho de 2012

Texto de Jorge Amaro- Rio+20: por um futuro mais acessível!

Editei e mandei esse texto do Jorge Amaro para o Correio do Povo mas, infelizmente, não foi publicado. Veja se vocês gostam:

                                          Rio+20: por um futuro mais acessível!



Qual o futuro queremos? No Brasil, o mundo avaliou os 20 anos da Eco-92. Mas temos outro desafio. O censo do IBGE/2010 mostra que 23,9% da população tem alguma deficiência, totalizando aproximadamente 45 milhões de habitantes. Precisamos evoluir na construção de uma cultura acessível.

A Convenção da ONU busca a acessibilidade para possibilitar às PcDs os seus direitos humanos. O Brasil é um dos poucos países que possui legislação para este público. Apesar disto, a garantia de condições básicas de saúde, educação, transporte, trabalho e cidadania deve avançar.

O direito de ir e vir é garantido a todos desde a Declaração Universal dos Direitos Humanos e encontra-se na Constituição Federal de 88. Baseado nisso, todas as medidas para a eliminação de barreiras que impedem a inclusão das PcDs deveriam ser adotadas pelo Poder Público. Além disso, consta desta Constituição que é obrigação do Estado a criação de programas e atendimento especializado para as PcDs mediante o treinamento para o trabalho e a convivência, e o acesso aos bens e serviços coletivos, com a eliminação de preconceitos e barreiras arquitetônicas.

Há tempos que as questões relativas ao desenvolvimento sustentado e educação ambiental vêm fundindo-se para gerar uma nova perspectiva nas relações homem-ambiente e esta é transportada para a realidade de um grupo marginalizado. Considerando a importância da temática ambiental, as políticas devem oferecer meios para que todos compreendam os fenômenos naturais.

A Política Nacional de Educação Ambiental destaca que “entendem-se por educação ambiental os processos através dos quais o indivíduo constrói valores, conhecimentos e atitudes voltadas para a conservação da natureza”.

No Fórum Ibero-americano de Educação Ambiental realizado em 2006, aconteceu, pela primeira vez, um debate sobre educação ambiental e especial. O Fórum Brasileiro de Educação Ambiental trouxe outro enfoque. No documento final do evento, destacou-se a “o diálogo entre a Educação Ambiental e a diversidade, garantindo participação das PcDs, comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, pequenos agricultores e outros em condições vulneráveis”.

A partir da inclusão, devemos exigir a real participação de todas as pessoas. São desafios a serem equacionados pela sociedade onde, sem dúvida, devemos exigir um futuro sustentável e acessível.



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