sexta-feira, 4 de maio de 2012

Abridef lança certificação de produtos e serviços para pessoas com deficiência

A Maria Luiza de Araújo, repórter da Revista Reação e minha amiga, me mandou um texto sobre o projeto do selo de qualidade da ABRIDEF. E quando vem coisa da Malu, é coisa boa. E realmente a notícia é muito boa: pela primeira vez no país, fabricantes e prestadores de serviço para pessoas com deficiência unem-se para conseguir um selo de qualidade.


Portanto, aí vai o texto para vocês e muito obrigado pela contribuição, Malu:  
 
A Associação Brasileira das Indústrias e Revendedores de Produtos e Serviços para Pessoas com Deficiência (ABRIDEF), em parceria com um dos maiores institutos certificadores do Brasil, elaborou um plano para certificar as empresas do setor. O projeto foi lançado oficialmente no dia 13 de abril, durante a XI Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech/SP).


Apesar do crescimento do mercado verificado nos últimos anos e da movimentação de R$ 3,5 bilhões anuais, não há certificação oficial para nenhum produto fabricado para atender essas pessoas, ou mesmo para serviços. O setor conta com mais de 7.500 empresas que atuam na área da saúde, reabilitação, inclusão e acessibilidade, de acordo com levantamento realizado em 2011 pela Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (Abotec). O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) anunciou que certificará cadeiras de rodas, num primeiro momento, mas o trabalho ainda não foi adiante.

Por causa de uma necessidade real do mercado se profissionalizar, colocando à disposição das PCDs e usuários produtos de qualidade comprovada, a ABRIDEF, que completou dois anos de existência em abril, resolveu assumir a responsabilidade da empreitada. A entidade congrega 45 associados diretos e cerca de 400 indiretos, representados pelas associações parceiras (Abotec e Associação Brasileira de Tecnologia Assistiva - Abteca).

O plano prevê várias fases em que poderão pleitear a certificação produtos como: aparelhos auditivos convencionais; cadeiras de rodas manuais e motorizadas; componentes para próteses; lupas eletrônica e manual; órteses e plataformas residenciais e veiculares. A lista foi escolhida nesta primeira etapa de certificação, porque envolve produtos que o Governo mais licita e compra. A ideia é que, no futuro, sejam incluídas nas licitações as normas utilizadas para a obtenção do selo, garantindo para o próprio governo a aquisição de produtos com real qualidade. Na fase inicial também poderão pleitear a certificação empresas de serviços, como consultorias em acessibilidade, lojas de produtos e equipamentos médico-hospitalares e oficinas ortopédicas.

A ABRIDEF será encarregada de elaborar as normas que deverão ser seguidas, obedecendo à regulamentação e normas técnicas já existentes - quando houver, tanto brasileiras quanto estrangeiras - e credenciar os laboratórios e empresas certificadoras que deverão ser procurados pelos interessados em obter o selo. No primeiro momento, a associação subsidiará parte dos recursos que seus filiados necessitarão para participar do processo. Nos 41 meses iniciais, os gastos previstos são de cerca de R$ 3 milhões. A entidade está buscando apoio financeiro do governo federal, com recursos do Programa Viver sem Limite para a realização do processo inicial do selo de qualidade que, após a primeira etapa, deverá ser autossustentável.

Um comentário:

  1. oi, Gustavo, obrigada pelos elogios! você que é uma pessoa muito legal! sucesso no seu trabalho em relação às pessoas com deficiência!

    ResponderExcluir